Capoeira
O objetivo da Capoeira na instituição escolar é fazer com que a comunidade infantil aprenda a desfrutar dessa manifestação cultural, valorizando, respeitando e desenvolvendo o sentimento de patriotismo, disciplina e conduta moral. Todos esses conceitos estão fundamentados de forma organizada dentro de conhecimentos da Educação Física Escolar.
O objetivo maior, é que todo esse conteúdo seja passado de forma agradável e prazerosa para os alunos.
Natação
A natação é considerada um dos esportes mais completos. Seja por mexer com todo o corpo sem agredi-lo, pela ausência de impacto durante a atividade, pelas suas aplicações de caráter terapêutico e fisioterapêutico ou pelo simples prazer que proporciona esse esporte. Esta atividade possui muitas características positivas e marcantes como:
- Desenvolvimento físico, motor e cognitivo;
- Aumenta a capacidade e a resistência respiratória;
- Ajuda na prevenção e recuperação de algumas doenças como hipertensão, asma, bronquite, problemas ortopédicos.
Ballet
A Dança propicia aos seus praticantes perceber o corpo e o movimento como formas de linguagem para ampliar a capacidade de observar, perceber, criar e agir para desenvolver a coordenação motora e a memória visual e aditiva, para estimular a criatividade e o raciocínio, e é claro, porque dançar e tudo na vida!
- Baby-class (3 a 6 anos): As aulas para essa faixa etária promovem um desenvolvimento psicomotor que será de grande valia na formação da criança. Através de estímulos e com a utilização de material didático adequado, a criança adquire maior domínio motor, equilíbrio, força, auto-conhecimento, socialização e consciência espaço-temporal.
Futsal
Hoje, seguramente o Futsal é a recreação e lazer desportivo da preferência de mais 12 (doze) milhões de brasileiros, tendo assim, grande relevância não só na manifestação esporte-performace, como também nas outras manifestações (esporte-educação, esporte-participação).
Sendo um esporte que exige dedicação individual e em grupo, o Futsal auxilia o desenvolvimento da coordenação motora, da capacidade de relacionar-se e de se adaptar a novas situações, e contribui para que a criança eleve a sua consciência sobre os seus direitos e deveres sociais, e que adquira cultura de lazer esportivo, o gosto pela prática esportiva,desenvolvendo sua auto-estima, cidadania e respeito.
Judô
O Judô é um desporto e deve ser entendido como um meio de beneficiar o desenvolvimento e o crescimento de todos os seus praticantes. Sua variabilidade de movimentos propicia um real desenvolvimento de suas potencialidades motoras, no que se refere aos aspectos coordenativos e ou condicionantes.
A força é um pré-requisito básico de saúde em todas as faixas etárias, portanto desenvolvê-la é um componente utilitário que deve se estender por toda a vida. A força muscular, apesar de aparentemente dizer respeito apenas a aspectos musculares possui componentes bem mais amplos, indo desde a prevenção de infecções na coluna vertebral até aspectos de auto-estima.
Os valores morais do Judô podem ser vistos em todos os momentos de sua prática, ou seja, nesta modalidade usamos o corpo do nosso oponente para realizarmos quedas, imobilizações e outros movimentos. Nada mais justo de termos um cuidado especial com o companheiro, fortalecendo assim o sentimento de respeito ao próximo, tão carente na sociedade atual, mas extremamente necessário na formação moral do ser humano.
Teatro
A arte de representar propicia o auto-reconhecimento, a socialização, a memória visual e o domínio motor da criança e do adolescente, ampliando a capacidade de criar, agir e se expressar, elevando a criatividade e o raciocínio.
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